Home

Outra maneira pela qual o nosso propósito se torna realidade é através do Coaching. São os questionamentos poderosos, juntamente com as ações que decorrem deles, que constituem a essência do processo de Coaching. Este processo tem a função de trazer o que há de melhor nas pessoas. O resultado esperado é que o profissional melhore seu desempenho – qualitativa e quantitativamente, e agilize sua capacidade de aprendizado perante os desafios do cotidiano.

O processo de Coaching: benefícios e funcionamento

Onde você quer chegar? Quais são os seus objetivos? Como fazer para chegar lá?

Com a combinação de elementos da Psicologia, da Filosofia e do mundo dos negócios, o Coaching é um processo criativo que visa facilitar mudanças positivas através do desenvolvimento da qualidade do pensamento e do comportamento. A finalidade do processo é promover a realização das potencialidades humanas.

Durante encontros presenciais com duração de uma hora e dos intervalos de prática, o Coaching permitirá que o coachee (cliente):

  • Reflita sobre a sua experiência e amplie o seu autoconhecimento;
  • Clarifique seus objetivos e experimente novas possibilidades de ação;
  • Assimile e supere obstáculos através da atualização de crenças e comportamentos;
  • Desenvolva inteligência emocional;
  • Posicione-se de maneira mais eficaz diante dos conflitos do dia a dia;
  • Melhore sua performance profissional e acelere o progresso de sua carreira;
  • Amplie a satisfação com o trabalho;
  • Identifique sua vocação profissional ou realize uma transição de carreira;
  • Equilibre o pessoal com o profissional e construa um plano de ação.

As sessões ocorrem numa frequência semanal ou quinzenal ao longo de um período de tempo previamente acordado entre o Coach e o Coachee. O número mínimo de encontros recomendado é de 8 sessões.

Diferenças entre Coaching, terapia e consultoria

Com foco no futuro, o processo Coaching visa gerar autoconhecimento, mudanças positivas e o preenchimento das potencialidades através da ação e soluções criativas para impasses pessoais e profissionais. Ao se aprofundarem em questões do passado, os processos terapêuticos, por sua vez, destinam-se principalmente à cura ou alívio do sofrimento, à resolução das disfunções da mente e do comportamento e à promoção de mudanças profundas na personalidade do indivíduo ao longo de anos de tratamento.

O Coach irá aplicar suas ferramentas para empoderar o indivíduo, de modo que este último será tratado como um expert em sua própria vida. Já nos processos de consultoria, o consultor é o expert, ou seja, ele irá aconselhá-lo sobre o melhor posicionamento diante de cada situação. Por isso, o Coach se valerá principalmente das perguntas para realizar o seu trabalho, enquanto o consultor dará conselhos.

Como posso contratar o serviço?

Se você se identificou com o processo de Coaching e quer saber mais, nos conte sobre você e sobre o momento em que está: