Home

Em março, batemos um papo com os empreendedores Diogo Becker e Eduardo Abreu. Eles são de Curitiba e têm 29 e 25 anos, respectivamente. O Diogo é administrador e possui MBA em Gestão de Projetos, adora viajar, jogar videogame e treinar CrossFit. Já o Eduardo é economista e especialista em Engenharia de Produção, participou de alguns programas da Fundação Estudar, como o Imersão e o LabX, e adora sair com os amigos, ler e também treinar Crossfit. Apesar dos diferentes backgrounds, eles têm em comum a vontade de fazer a diferença para as pessoas. Por isso, há aproximadamente um ano, eles começaram a desenvolver um projeto paralelo que promete conquistar muitos estudantes por aí. Conheça mais sobre o Estudar IsCool e a jornada empreendedora do Diogo e do Edu a seguir:

20P20T: O que é o Estudar IsCool?

Eduardo: O IsCool é uma plataforma educacional que utiliza os métodos mais modernos e eficazes de gestão de produtividade aplicada aos estudos. Para que os alunos do Ensino Médio cheguem mais preparados no dia do vestibular, nós organizamos o seu estudo do dia a dia, motivando-os a ir ainda mais longe! Nossa metodologia foi desenvolvida com base em três pilares: conteúdo, hábito e motivação.

20P20T: Como a ideia do negócio surgiu? Por que vocês decidiram fazê-lo? 

Diogo: Inicialmente, nós tínhamos a ideia de empreender, porém, sem saber no que. Lendo um livro sobre Filosofia prática, vi vários exemplos de como a produtividade está relacionada a uma boa gestão do tempo, existência de metas e feedback. Isso me deu a ideia inicial e comecei a conversar com o Eduardo sobre como poderíamos criar uma metodologia que reunisse esse conteúdo e fosse aplicada para a preparação do ENEM. Vimos a oportunidade e juntamos a nossa vontade para descobrir, desde o zero, como fazer um aplicativo. Um ano depois, estamos com 99% do app pronto e fazendo a campanha de divulgação online na página do Facebook.

20P20T: O que vocês mais gostam no projeto?  

Eduardo: O fato de poder juntar conhecimentos adquiridos na vida acadêmica e no mercado de trabalho em prol da educação de outras pessoas. Além dessa dinâmica de estar lançando uma Startup, que proporciona um grande contato com pessoas excelentes, aprendizados diários e sensação constante de estar fora da zona de conforto.

20P20T: Vocês têm outras atividades/trabalhos além do Estudar IsCool? Como conseguem conciliar as diferentes atividades no dia a dia?

Eduardo: A rotina é bem corrida. Hoje trabalho em uma empresa de tecnologia de meios de pagamento, ou seja, para me dedicar ao IsCool sobra a noite e os finais de semana. Conciliar as atividades é complicado, mas é possível quando se tem vontade e um bom gerenciamento de tarefas. Além disso, o fato de trabalhar em uma empresa de tecnologia me ajuda bastante com algumas questões do IsCool, e também alguns aprendizados que tenho no desenvolvimento do aplicativo busco levar para a empresa.

Diogo: Eu tenho um trabalho regular e também uma consultoria especializada em Valuation de empresas. Para lidar com esta demanda grande de trabalho, nós tivemos que terceirizar muitas atividades e ficarmos expert em gestão de tempo rs. Quando se tem um cronograma bem estruturado de atividades para fazer, o que sobra é simples: trabalhar!

20P20T: Com o aplicativo para ser lançado, os vídeos tendo grande alcance e o IsCool cada vez mais conquistando o público, pode-se dizer que já valeu a pena?

Diogo: Com certeza. A realização é muito grande de ver um projeto sair do papel. Ter ideias é algo muito fácil hoje em dia. Mas validá-las e trabalhar dia após dia para torná-las realidade é outra história. Durante o período de um ano, além de trabalhar alguns dias de noite no desenvolvimento do app, fizemos praticamente uma reunião por semana. Contudo, não considero este tempo como desperdício, mas sim um investimento.

O Diogo conta no vídeo sobre a importância da confiança e como mantê-la na preparação para o vestibular 🙂

20P20T: Desde a concepção do negócio, qual foi o maior aprendizado que ele trouxe para vocês?

Eduardo: Sem dúvidas foi o aprendizado de sempre escutar o que seu potencial cliente tem a dizer. Muitas vezes, parece que temos uma ideia genial, perfeita, mas que na verdade é completamente diferente do que o cliente precisa.

Diogo: Aprendemos muito sobre o ecossistema empreendedor. Conhecemos pessoas incríveis e outras startups de grande valor. Com isso, acabamos ampliando nosso conhecimento sobre tecnologia, desenvolvimento de negócios e marketing digital, principalmente.

20P20T: Como vocês imaginam o futuro da nossa educação? Qual papel os jovens podem ter para desenvolvê-la cada vez mais em nosso país?

Diogo: A educação caminha para uma modernização e mudanças na relação do aluno com o estudo. Ainda estamos aprendendo como a tecnologia pode auxiliar no processo de aprendizado. Muitas iniciativas já surgiram e são muito boas, mas ainda existem muitas possibilidades inexploradas. Os jovens podem contribuir com ideias e feedbacks. Hoje, a relação da indústria empurrando um produto está se invertendo. Cada vez mais o consumidor pode opinar e influenciar o produto, deixando-o melhor. Desta forma, a educação poderá se adequar melhor e mais rápido às reais necessidades dos alunos.

Neste vídeo o Eduardo dá algumas dicas para aprender de forma mais eficiente!

20P20T: Dar uma contribuição para a sociedade através de um trabalho com significado é algo que os jovens têm buscado em suas carreiras. Qual dica vocês dão para aqueles que desejam empreender e ter um impacto positivo na sociedade?

Eduardo: Dou a dica que deram para mim e funcionou: busque seu sonho grande. Corra atrás daquilo que você realmente acredita, coloque esforço em tudo que for te aproximar disso, pois então, cada dia será extremamente gratificante.

20P20T: Quais são os seus planos e de seu negócio para o futuro?

Eduardo: Eu tenho o sonho de mudar a vida das pessoas através do empreendedorismo. Tudo que faço é para me deixar mais próximo disso. O objetivo principal do nosso negócio agora é fazer ele dar certo, pretendemos para o próximo ano ter uma abrangência nacional, pegando conteúdo de diversas universidades. 

20P20T: Para vocês, o que é fazer o que se ama?

Eduardo: É abrir mão do convencional para ficar mais próximo do seu sonho.

Diogo e Edu

Diogo e Eduardo na Semana Pedagógica do Colégio Estadual Pinheiro do Paraná, onde apresentaram a plataforma e a metodologia por trás do aplicativo Estudar IsCool.

Para acompanhar a Estudar IsCool e saber do lançamento do aplicativo em primeira mão, conheça a página do projeto no Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s