Home

Dezembro chegou com tudo! Na última semana, li muitos textos excelentes sobre perspectivas de mercado, economia compartilhada, economia colaborativa e autoconhecimento. Compartilho a seguir aqueles que mais se destacaram e trouxeram excelentes insights!

Mudanças de mercado e a influência da geração Y: Li um artigo fantástico da Flávia Gamonar no LinkedIn, entitulado “A morte dos shoppings, o fim do Facebook e o futuro criado pelos Millennials”. Nele, Flávia mostra algumas tendências que têm ocorrido na economia e como a geração Y tem percebido e se relacionado com produtos e serviços nos dias de hoje. Alguns insights são muito bacanas, que nós também acreditamos e costumamos apresentar em nossos workshops:

“Daqui a alguns poucos anos trocar de profissão, reinventar-se ou fazer diversas coisas diferentes como forma de trabalho não será mais problema ou alvo de julgamentos. Ninguém precisará ficar preso na mesma profissão para sempre e uma pessoa não será mal vista porque é multifacetada ou realiza diversas tarefas, como ocorre hoje (comumente chamados de não focados em uma área).”

“O Mashable ouviu millennials para descobrir motivos pelos quais eles estão deixando o Facebook e migrando para outras mídias, como o Whatsapp e o Snapchat. Muitos afirmaram que se sentem felizes ao serem livres do Facebook porque não precisam mais sustentar aparências por lá. Eles acreditam que diante de tanto conteúdo e anúncios, existe pouco espaço para uma real socialização entre amigos neste ambiente.”

Para ter uma ideia do que pode vir por aí nos próximos anos, assista ao vídeo abaixo:

Outro artigo muito bacana da Flávia é sobre profissões que ainda não foram inventadas, clique aqui para ler.

Acessar é mais importante do que possuir: Ainda sobre o tema, a Camila Haddad, do Cinese, escreveu um texto muito legal sobre as novas economias e suas possibilidades de fluxo. Para mim, ficou ainda mais claro que precisamos reinventar os nossos modelos de negócios e carreira. Nos próximos anos, será cada vez mais necessário quebrar padrões e expandir a nossa atuação, colocar nossas paixões em prática para desenvolver ideias e projetos que de fato façam a diferença na vida das pessoas e facilitem o acesso a produtos e serviços:

“Nos mercados colaborativos, os agentes econômicos mudam de papel: aqueles que antes eram porteiros — garantem que só entra, só acessa, só usufrui aquele que paga — tornam-se conectores. Dedicam-se a criar ferramentas, serviços, espaços para estimular a interação entre as pessoas e garantir o fluxo de recursos daqueles que têm para aqueles que precisam. “

O texto ainda mostra exemplos de negócios que estão mudando (e muito) a nossa realidade, como o Couchsurfing, o Bliive, o Ponoko e muitos outros. Vale a pena conferir a matéria na íntegra!

Ponoko: marketplace no qual projetos de design são enviados a uma rede distribuída de Fablabs, com impressoras 3D e cortadoras a laser que os transformam em produtos físicos.

Ponoko: marketplace no qual projetos de design são enviados a uma rede distribuída de Fablabs, com impressoras 3D e cortadoras a laser que os transformam em produtos físicos.

Pare com as suas mentiras: Na última semana de novembro, enviei um texto pela newsletter do 20P20T sobre desculpas. Eis que semana passada me deparo com um texto excelente sobre o tema no Nômades Digitais: 5 mentiras que devemos parar de contar para nós mesmos. É incrível a nossa capacidade de inventar desculpas e mentirinhas para não realizar nossos objetivos! A autora Fernanda Neute, mostra no texto como podemos refletir sobre o assunto para impulsionar escolhas mais corretas. O legal é que ela conta isso através de exemplos pessoais e momentos de sua vida. Por sinal, a Fernanda tem um blog incrível, repleto de histórias, dicas de viagens e reflexões bacanas. Vale a pena passar lá pra conferir! 😉

E você, gostou dos destaques? Se você viu outras coisas bacanas relacionadas aos temas compartilhe conosco! Deixe o seu comentário abaixo 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s