Home

Já faz um tempo que não postava dicas de leitura por aqui. Gosto de postar resenhas quando um livro realmente me conquista! E este foi o caso do livro A Arte da Imperfeição, da Brené Brown, que li no último mês.

Brené é pesquisadora, escritora e professora na Universidade de Houston. Ela tem mais de dez anos de experiência estudando um conceito chamado Vida Plena, que se originou de alguns trabalhos iniciais sobre vergonha e medo. Neste livro, ela aborda os diferentes aspectos que compõe a Vida Plena e como podemos conquistá-los e praticá-los em nosso dia a dia.

O livro começa com a autora descrevendo a sua própria história e o colapso-despertar que teve ao descobrir os elementos incrivelmente simples da Vida Plena em suas pesquisas. A partir daí, aborda em cada capítulo os temas que estão presentes em nossas vidas e sugere exercícios para explorá-los, com o objetivo de viver melhor com nós mesmos e com os outros. Amor, autenticidade, medo, insegurança, gratidão, intuição, fé, criatividade, tranquilidade, trabalho significativo e riso são alguns deles.

Uma das coisas mais legais do livro é que Brené compartilha as suas vivências (profissionais, familiares e sociais) relacionadas aos temas, se incluindo em cada capítulo para exemplificar conceitos. Um dos meus preferidos é o “Explorando o poder do amor, do pertencimento e de ser suficiente”, em que Brené aborda questões como o poder do amor próprio, da autoaceitação e a importância dos valores.

Em resumo, eu diria que é impossível terminar este livro sem estar transformado. As descobertas de Brené ampliam o nosso olhar para o autoconhecimento e para mudar uma ou várias coisas para melhor.

Além do livro, é possível conhecer o trabalho da Brené de outras formas, como o clube virtual de leitura do livro, comentado pela Carolina Nalon. A Carol tem um jeito super bacana de explicar os conceitos da Brené para que a gente reflita ainda mais sobre os temas e se empodere das mudanças que precisamos fazer. Clique no banner abaixo para conferir:

uma jornada no periscopeperiscope 3- compaixão e sintonia (1)

A Brené também tem TEDs muito legais aqui e aqui. E uma pessoa de uma empresa ilustrou algumas de suas falas sobre empatia e culpa em vídeos fantásticos. Veja abaixo:

Brené também tem um site com diversos artigos, vídeos e outros livros muito interessantes. Outra obra da autora que foi traduzida para o português é A Coragem de ser Imperfeito. Já estou doida para ler e contar mais para vocês 😀

“Coragem é contar a história de quem você é com todo o seu coração.” – Brené Brown

Se você gostou dessa dica de livro, conte pra gente nos comentários! Você também pode deixar a sua dica, envie um email pra gente contando sobre o seu livro favorito de 2015 que iremos postar por aqui no próximo mês 🙂

Anúncios

Um pensamento em “Em busca de uma vida plena

  1. Pingback: TED talks que todo jovem precisa assistir | 20 E POUCOS 20 E TANTOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s