Home

A nossa realidade está mudando. O empreendedorismo criativo e social está fazendo com que novos modelos de negócio, novas formas de comercialização, de troca e de contribuição facilitem o acesso a produtos e serviços. Hoje, graças aos novos negócios e à internet, conseguimos grande parte do que precisamos (se não tudo) em qualquer local. Mas, quem são os empreendedores e onde estão esses negócios que fazem a diferença? Existe um projeto muito bacana que tem feito os registros dessa revolução econômica no Brasil, o Projeto Draft.

O Draft é um projeto editorial dedicado a cobrir a expansão da inovação disruptiva no Brasil. Uma plataforma de conteúdo, serviços e eventos montada para fazer a crônica da Nova Economia, da Cultura Maker, dos novos empreendedores brasileiros. O projeto conta com um site e também com um canal no YouTube.

draft

A websérie que apresento nessa semana é a 1 Pergunta, criada e produzida pelo Draft. Com vídeos novos toda semana, ela é deliciosa de assistir, ainda mais se você é super interessado na vida empreendedora. São vídeos curtos, em que é feita uma pergunta para cada entrevistado, com o objetivo de saber mais sobre a sua realidade e de seu negócio. Os caminhos de cada um, em cada história, são distintos, mas percebe-se em comum a vontade de fazer o negócio dar certo, a superação dos limites e o desejo de viver em uma sociedade melhor. Um convite para refletir sobre como podemos contribuir para o empreendedorismo criativo e social no país.

Como é trabalhar por outra coisa que não o dinheiro?

Como é ser mulher em um universo empreendedor masculino?

“Nossos melhores talentos não buscam mais um emprego de longo prazo numa grande empresa – eles querem se conectar a projetos que durem o tempo justo numa empresa ágil. (Que, em geral, eles mesmos fundam.) Eles não entram num mercado para seguir regras – mas para reinventá-las, testá-las, melhorá-las. Eles não querem ser funcionários. E nem fazem questão de ter funcionários.” – Missão | Projeto Draft

Além de perguntas para empreendedores, também são entrevistados representantes de empresas que estão revolucionando a economia, como o Pinterest e o Airbnb. Afinal, parte da missão do Draft é acompanhar e registrar o impacto do empreendedorismo criativo, para reverberar as histórias do empreendedorismo social no país, para narrar a efervescência das startups – as aceleradoras, incubadoras e fundos de venture capital se multiplicam entre nós de modo jamais visto.

Como o Pinterest enxerga o comportamento do consumidor brasileiro?

Quanto o Airbnb depende da confiança entre as pessoas?

Incrível não é? E você, o que pode fazer para contribuir para a nova economia?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s