Home

Em agosto, a nossa entrevista é com o coach e empreendedor Dario Neto. Ele tem vinte e quatro anos, mora em Salto – SP, adora cantar, colecionar, correr, ler, estudar e cozinhar está em fase inicial, segundo ele (rs). O Dario se formou em Engenharia Ambiental, mas depois de passar por diversas experiências na universidade, incluindo 4 anos no Movimento Empresa Júnior, descobriu que a engenharia não era um caminho que gostaria de seguir. Depois de muitos programas de formação e cursos em Coaching, liderança, PNL, comunicação e temas afins, o Dario está a frente de um negócio que está apoiando a transformação e o desenvolvimento de muitos jovens Brasil afora. Conheça mais sobre o Dario e o Mural do Coach a seguir:

20P20T: O que é o Mural do Coach?

Dario: O Mural é uma rede de coaches profissionais que são especialistas em distintas áreas das humanas. Nossa essência é a educação, nascemos como um blog coletivo sem fins comerciais para estudar temas que permeiam o desenvolvimento e a gestão de pessoas (inteligência emocional, competências, comportamentos, liderança, etc.). Nos tornamos uma empresa ao longo do tempo, porém, sem jamais deixar de lado os valores e o propósito original.

20P20T: Por que você decidiu criá-lo? 

Dario: Decidi criá-lo, pois estava estudando o tema ainda dentro da faculdade de engenharia e me incomodei por não encontrar sites e blogs sem fins lucrativos ou intenções comerciais que falassem a sério do assunto. O Mural nasceu com o intuito de estudar e criar novos conhecimentos em gestão e desenvolvimento de pessoas, usando o Coaching como driver metodológico. Ele surgiu após um papo com um grande treinador britânico de Coaching, que me encorajou a criar um blog, porque eu era muito novo e isso me ajudaria a estudar mais a fundo o tema, a me posicionar e também confirmar o meu desejo de fazer uma transição de carreira das exatas para as humanas.

dario neto - frase

20P20T: Pelo o que você é apaixonado no Mural do Coach? O que mais te realiza no dia a dia?

Dario: Sou apaixonado pelas pessoas que fazem parte do Mural, desde muitos dos coaches da rede, passando pelo conselho editorial até a equipe administrativa em formação atualmente. Sinto que o Mural está se tornando, cada dia mais, um ecossistema único, por conta das pessoas que ele está reunindo para realizar projetos incríveis através dele. Eu me realizo no dia a dia quanto sinto que estou vivendo em coerência comigo mesmo, quando respeito meus valores ao dizer “sim” ou “não”. Já tenho projetos e instituições em minha vida que me realizam plenamente: minha família, meu ministério de evangelização que é o Cultus, o Mural e uma rede de amigos e parceiros de jornada empreendedora muito especial, que me dá uma sensação muito forte de que alguma grande contribuição para a sociedade deixarei por aqui antes de o Senhor me chamar.

20P20T: Desde a criação do Mural do Coach, você teve ou tem algum projeto que foi mais marcante? Por que?

Dario: Algumas coisas na história do Mural foram muito marcantes. Os projetos sociais dos últimos dois anos que promovemos (Coachee Aprendiz CIEE, VemSer e Voar), que impactaram milhares de jovens, os projetos com grandes marcas cheios de propósito e um crescimento muito batalhado dia a dia que nos trouxe até aqui (e ainda somos um bebê!). Mas, acho que foi o primeiro projeto que fizemos contribuindo na formação de líderes do Ministério da Educação de Angola e o mais recente para a Danone chamado Danone Camp constituem capítulos especiais na minha história e na história do Mural. A razão de serem especiais é simples: meu coração me deu a certeza de que não foi superficial. Foram projetos que de fato deixaram legado e promoveram mudanças significativas nas pessoas e é para isso que o Mural existe.

Dario com organizadores e participantes do Danone Camp

Dario com parceiros e organizadores do Danone Camp

20P20T: O Mural do Coach trabalha com os coaches associados, grandes empresas e organizações. Como você vê o relacionamento com diferentes parceiros do negócio? Tiveram pessoas ou parcerias “chave” para que o Mural do Coach se consolidasse?

Dario: Sempre há os grandes parceiros, até pelo fato de que não fazemos nada nessa vida sozinho e sempre alguém nos dá a primeira chance. Eu tive eventos em minha recente carreira que mudaram o rumo das coisas para mim e para uma empresa pequenina ainda como o Mural. Tudo o que acontece que seja relevante comigo, acaba por impactar muito o Mural também. Uma mulher especial que Deus colocou em minha vida, acreditou em mim há mais de 3 anos e me abriu as portas para fazer Coaching executivo em uma multinacional, pela primeira vez quando tinha 21 anos. A Talia cumpriu um papel determinante para mudar a minha trajetória profissional e isso impacta tudo o que está ao meu redor. Três anos mais tarde já fiz mais de 2 mil sessões de Coaching e opero a marca que ela fundou também (Dhuma) que tem um grande projeto, pelo qual também sou responsável no Brasil e agora com algumas interações com outros países em curso. Talia foi uma pessoa chave. No Mural, tivemos e temos ainda uma outra instituição (CIEE) representada pela Rosângela, que é a grande responsável por termos projetos com tantas marcas grandes em curso. Ela também acreditou em nós e tem grande parcela de “culpa” no crescimento da marca e dos projetos.

Coachee Aprendiz CIEE Sorocaba - Dario com mais de 90 jovens participantes Projeto social do Mural do Coach, em parceria com o CIEE, levando atividades sobre autoconhecimento, sonhos e metas de vida para Jovens Aprendizes de Sorocaba

Dario e mais de 90 participantes do projeto Coachee Aprendiz CIEE Sorocaba em 2014.

A Danone, através da Priscila e da Beatriz, também foi uma parceira alavancadora. Fora esses, alguns parceiros empreendedores que fazem a jornada valer a pena, que utilizam fortemente a cooperação e o “crescer junto” como regras do jogo: Eureca, Empreendi na Rede, Universitários Acima da Média e vários outros. Existe muita gente boa e especial que fez dar certo até aqui. Até por conta dessa história toda e do meu jeito de ser, não consigo caminhar sozinho. Preciso sempre ver alguém se dando bem junto com a gente e quero ser o que a Rosângela e a Talia foram para mim para muitas pessoas também. Essa energia está muito presente no Mural e nas pessoas que fazem parte do Time. Só convido gente boa e muito fera para trabalhar com a gente! =)

Dario e equipe do Mural em um dia de imersão com o Vinícius da Eureca!, planejando, tirando e colocando ideias no papel.

Dario e equipe do Mural em um dia de imersão com o Vinícius da Eureca!, planejando, tirando e colocando ideias no papel.

20P20T: Como é a sua rotina? Como você concilia as diferentes atividades no dia a dia? 

Dario: Minha rotina se divide entre a minha esposa e a minha família, o Cultus, que é o meu ministério, o Mural e todas as suas demandas e o projeto Westcon que lidero e opero com uma equipe de colegas muito competente há 3 anos. Viajo bastante para outros estados também. Só para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo foram mais de 40 viagens no último ano. Respondo muitos e-mails e mensagens durante o dia, faço muitos treinamentos e sessões de Coaching, reuniões com clientes e potenciais clientes e também invisto energia em outros projetos e em um investimento que fiz há um ano, de um Delivery de Refeições Saudáveis, chamado Baroni Salsa. Gosto muito de esportes também, mas confesso que nos últimos dois anos tenho me sabotado no tempo para esportes e lazer. Posso melhorar bem nisso e estou mudando algumas coisas.

Dario com um dos seus sócios no empreendimento Baroni Salsa.

Dario na inauguração do seu investimento Baroni Salsa.

20P20T: Você teve que abrir mão de algo para estar fazendo o que gosta?

Dario: Abri mão da estabilidade, abri mão de 5 anos de uma faculdade de engenharia completada, abri mão das expectativas de familiares e pessoas próximas em torno de uma carreira sólida como engenheiro para criar um blog que virou uma empresa “do nada” e hoje tenho a missão de sustentar a minha família e nutrir os nossos sonhos com uma carreira empreendedora em torno das humanas e da educação. Sinto que abro mão da saúde, do lazer e do bem-estar muitas vezes. Empreender é bom demais, mas gera umas boas gastrites, medos, desesperos, incertezas e dores, em contraste com grandes vitórias, conquistas, aprendizados diários e sonhos bem grandes. O tempo ensina a dosar também e vamos aprendendo a equalizar escolhas com nossos valores todos os dias.

20P20T: Os jovens têm buscado cada vez mais um trabalho com significado, com o qual se identifiquem e possam exercer suas habilidades e talentos. Qual dica você dá para aqueles que ainda não encontraram o trabalho ou a carreira que gostariam de ter?

Dario: Invistam recursos (tempo, dinheiro, fosfato…) em autoconhecimento sempre e o quanto antes puderem. Usem a universidade como um grande laboratório para experimentar coisas boas e oportunidades. A faculdade foi a minha maior escola de autoconhecimento, especialmente o Movimento Empresa Júnior. Por último, conheçam gente boa e talentosa e se conectem com eles de verdade. Isso não tem nada a ver com ser interesseiro, mas sim com um entendimento básico de que o tamanho das realizações e dos sonhos aumentam à proporção da rede de realizadores que se tem por perto. Não se faz nada sozinho e se gera um impacto e projetos muito maiores em rede. Posso dizer que meus sonhos hoje não são do meu tamanho, mas sim do tamanho da rede de amigos e realizadores valorosos que avançam junto comigo a cada dia.

frase sentido

20P20T: Quais são os seus planos e do Mural do Coach para o futuro?

Dario: Quero que o Mural seja grande no Brasil a médio ou talvez longo prazo. Quero que o Mural protagonize grandes inovações junto à comunidade científica dentro dos temas que estuda, gera conhecimento e faz projetos, quero vê-lo incubando grandes ideias e projetos que tenha sinergia com o nosso foco de trabalho, de modo que empresas nasçam a partir do nosso ecossistema. Quero ver o Mural protagonizar a facilitação de um grande e complexo processo de mudança nas corporações de como se trabalha com gestão de pessoas e o seu desenvolvimento e formação (de líderes). Sonho também com grandes iniciativas e projetos para colaborar com a formação da próxima geração de jovens, bem como iniciativas puxadas por nós, juntando gente grande no Brasil para impactar e mudar a vida de muita gente. Quando tudo isso estiver acontecendo, será hora de pensar qual o próximo grande movimento. Que Deus nos ajude e vá adiante até lá! Se for do querer Dele, creio que iremos muito mais longe do que posso pensar. Eu pessoalmente, quero fazer mestrado nos EUA nos próximos anos, quero ter filho(s), quero investir ainda mais energia no Cultus que é o meu ministério vocal cristão e me envolver com ainda mais gente boa e grande que esteja afim de fato e de verdade de mudar o rumo das coisas nesse país.

20P20T: Para você, o que é fazer o que se ama? 

Dario: Fazer o que se ama é protagonismo. Fazer o que se ama todas as horas do dia depende de uma série de escolhas alinhadas com seus próprios valores e isso demanda coragem para ser protagonista.

dario neto

Para acompanhar o Mural do Coach, acesse o site e conheça a página no Facebook. Mantenha-se informado sobre os projetos realizados pelo Instagram e pelo canal do Mural do Coach no YouTube.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s