Home

“Eu não sei qual é a minha paixão.”

“Eu não consigo descobrir o que eu quero e o que eu gostaria de fazer.”

“Todos estão falando sobre encontrar a sua paixão. Eu tentei, mas eu não consigo encontrar a minha.”

Se você já teve um desses pensamentos, você não está sozinho. Antes de se martirizar pelo fato de não ter procurado o bastante, tenha em mente outra estratégia. Pergunte-se: O que eu odeio? Para aqueles que consideram “odiar” uma palavra muito forte, que tal se perguntar: “Do que eu realmente não gosto?”

As atividades que você não suporta fazer podem ser uma boa pista para o que você pode realmente amar. Se você ainda não foi brindado com um insight com a indicação do seu propósito de vida, fique tranquilo. Com certeza, você ainda poderá encontrar uma vida feliz e repleta de sentido. No mínimo, conhecendo aquilo que você não gosta, os seus desgostos, você se tornará mais consciente para evitá-los. Pense sobre isso respondendo as seguintes perguntas:

Que tipo de atividade eu demoro para concluir (na vida pessoal e profissional)?

Tipicamente, as coisas que você demora para finalizar são as coisas que você menos gosta, que consomem mais tempo de você ou que mais drenam as suas energias. Tente listar essas coisas.

Faz muito mais sentido buscar oportunidades que tenham uma menor quantidade de coisas como essas demoradas que você listou, não é?

Por que eu demoro para finalizar essas atividades?

Fazer uma lista das coisas que você costuma adiar não é o bastante. O próximo passo é refletir sobre porquê você pode estar fazendo isso. Tente identificar os motivos dessas atividades drenarem as suas energias. Descubra se a razão pela qual você costuma demorar para fazer tal coisa é por um fator situacional ou por um fator do ambiente, que você pode ou consegue mudar. Por exemplo, talvez seja a hora do dia que você programou para fazer tal atividade, ou ela envolve a interação com uma pessoa que você considera difícil de lidar. Antes de julgar negativamente a atividade, veja se ela pode ser alterada ou se pode se tornar mais tranquila para fazer. Se não, adicione essa atividade à sua lista de “não gosto”.

Quais temas em comum você consegue perceber nas atividades que você não gosta?

Por exemplo, se a sua lista contempla os seguintes itens: fazer ligações para clientes, receber pessoas para reuniões e negociar com fornecedores, você pode perceber que relacionamento interpessoal não é algo que te atrai em um trabalho.

O que os itens da sua lista podem te dizer sobre os tipos de trabalho que você gostaria de evitar? O que há nessas atividades que não te agrada? Tão importante quanto as questões anteriores, pergunte-se se você consegue de fato ficar longe dessas atividades ou se você poderá encontrá-las em praticamente qualquer trabalho que fizer.

Nos seus últimos empregos, o que você sentiu que faltou?

Pense nas responsabilidades que você esperava ter nos seus primeiros trabalhos, mas que você não conseguiu ter. Quais aspectos, atividades ou projetos dos seus trabalhos anteriores você queria ter participado ou realizado e não teve a oportunidade?

steve

“E a única forma de fazer um bom trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o que ama, continue procurando. Não se acomode. Tal como acontece com todos os assuntos do coração, você saberá quando você encontrá-lo.” – Steve Jobs

Depois de passar por essa análise, há chances de você ter maior clareza sobre uma ou duas de suas paixões. Se acontecer, ótimo! Se não, saiba que você começou a chegar mais perto de encontrar algo que você vai gostar de fazer ao invés de ficar estagnado em uma carreira que seria apenas tolerável para você. Quando conseguir fazer essa reflexão, conte pra gente se você conseguiu descobrir alguma paixão ou então uma pista para chegar até ela. Vamos adorar celebrar essa descoberta com você 🙂

Obs: Este texto foi traduzido e adaptado do site Idealist Careers.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s