Home

Incrível como estamos tão conectados. Não digo somente com relação a conexão entre pessoas, mas também com tecnologias, lugares e assuntos, na maioria das vezes super diversos. A enxurrada de informações que recebemos diariamente, aliada à pressão, cobranças e eficiência, faz com que precisemos ser cada vez mais produtivos, tanto no trabalho como nas questões pessoais.

Recentemente, li o livro Foco, do psicólogo e ph.D. Daniel Goleman, e encontrei diversas respostas e conteúdos interessantes referentes àqueles que pensava que eram apenas os meus problemas: ansiedade, dificuldade de concluir planos e estabelecer novos hábitos, baixa produtividade em momentos de tensão e exaustão. Porém, logo no início o autor mostra que esse pode ser um “mal” de nossa geração (ufa!). Através de teorias, exemplos e casos reais, Daniel passa pelos diferentes elementos que compõe a atenção e o foco, dos científicos aos mais espontâneos. Uma das descobertas mais interessantes do livro seria de que a atenção pode ser totalmente desenvolvida, ou seja, o nosso cérebro pode perfeitamente ser treinado para ter foco.

foco

Achei o livro muito próximo da realidade. No mundo em que tudo é prioridade e é preciso correr contra o tempo, é sempre importante lembrar de si mesmo, dos seus sentimentos, valores e saúde, que podem ser prejudicados com a falta de foco. As partes que mais gostei e recomento a leitura seriam: “Autoconsciência” e “Lendo os outros”, porém, com toda a certeza os capítulos presentes em todas as etapas poderão te ajudar (e muito!).

Para saber mais sobre o livro, recomendo a leitura da entrevista fornecida pelo autor à revista Exame. Clique aqui para conferir.

Agora, estou ansiosa para ler outro livro de sua autoria, Inteligência Emocional. Se você já leu esse ou outro livro do Daniel Goleman, deixe o seu comentário 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s