Home

No mês de fevereiro, entrevisto a criativa Ana Metz. Ela tem vinte e poucos anos, é de Joinville, Santa Catarina, e adora se engajar em projetos do bem. Depois de passar pela Arquitetura e pela Administração e ter grandes vivências na AIESEC, a Ana decidiu criar um grande projeto pessoal. Através de uma equipe especial, são entregues reflexões, histórias e sorrisos para milhares de leitores diariamente. Conheça mais sobre a Ana e sobre o Uma boa dose a seguir:

20P20T: O que é o Uma boa dose?

Ana: O Uma boa dose é um lugar pra juntar gente que quer espalhar coisas boas por aí. A nossa ideia é não só mostrar que as boas doses estão nas coisas simples, mas também incentivar as pessoas a apreciarem e compartilharem as experiências e as perspectivas delas com mais gente.

20P20T: Como tudo começou?

Ana: Frequentemente sou inspirada por conversas espontâneas com amigos ou pessoas que acabei de conhecer. Quando me dei conta que todo mundo tem um modo único e bonito de ver o mundo, quis oferecer um espaço pra compartilhar essas conversas, esses pensamentos, essas boas doses. Queria tornar essas histórias acessíveis pra mais gente. Foi assim que a ideia surgiu. Hoje, faz dois anos que lidero uma equipe de 10 colaboradores voluntários que fazem o Uma boa dose acontecer.

Junte as suas doses

20P20T: Quais foram as pessoas ou parcerias “chave” para que o projeto saísse das ideias e se tornasse real?

Ana: No inicio foi muito importante ter o apoio de amigos que ajudaram a passar a ideia da minha cabeça para o mundo digital. Hoje vejo que todas as pessoas que já se engajaram no Uma boa dose (colaboradores, amigos e leitores), foram fundamentais pra ele acontecer. Eu costumo dizer que a gente só existe por causa de gente.

20P20T: O que mais te surpreendeu nele até agora? Pelo o que você é apaixonada?

Ana: Tem sido incrível ver (e viver!) o poder da colaboração. Tem muita gente com sede de criar e espalhar coisas boas e penso que esse é um movimento necessário pros próximos passos de uma geração tão engajada e preocupada com tudo que acontece à sua volta. O Uma boa dose tem me dado a oportunidade de me conectar com essas pessoas que querem fazer a diferença pra alguém ou por algo.

Viajar

Do texto Rito de Passagem e Férias, de Dayana Pinto & João Vítor Krieger.

 

Pessoa melhor

Do texto Ctrl Z, de Carla Mereles.

20P20T: Atualmente, você está cursando uma formação super bacana na KaosPilots. Conta um pouco pra gente sobre essa experiência e o que você tem aprendido por lá.

Ana: A Kaospilots incentiva muito o “aprender fazendo” e isso proporciona aprendizados super dinâmicos, inspiradores e cheios de lições. Focado em liderança criativa, a gente recebe inputs de gente com as mais diferentes áreas – é um processo de constante encorajamento pra tirar nossas ideias e colocá-las no mundo. Nós somos desafiados o tempo todo a refletir sobre a nossa jornada. O diferencial da Kaospilots está na forma como encaramos as experiências que a gente tem ao longo do curso, então existe uma atenção muito grande com as oportunidades que são oferecidas ao longo desses 3 anos de “formação”. Acho que meu maior aprendizado tem sido ver o poder de um grupo de pessoas que, por mais diferentes que sejam, buscam algo em comum.

20P20T: E como é o seu dia a dia? Como você concilia o seu estudo com as atividades do Uma boa dose?

Ana: Pelo formato da minha escola, eu diria que nenhum dia é igual ao outro, então fica difícil estruturar um “manual de instruções para dançar com a rotina”. Já tiveram semanas que fomos desafiados à ficar completamente offline, tivemos projetos relâmpagos para apresentar em poucas horas e até mesmo viagens “surpresas”. Isso acaba impactando não só as atividades do Uma boa dose, mas o jeito de viver. A verdade é que a gente sempre acha tempo pra fazer o que ama, mas ter uma equipe apaixonada e comprometida no Uma boa dose tem ajudado muito a fazer as coisas acontecerem.

365

Divida a mesa

20P20T: Você teve que abrir mão de alguma coisa, desistir, para estar fazendo o que gosta?

Ana: Não, porque quando a gente faz o que gosta encontramos tempo para isso. O Uma boa dose pode existir em qualquer momento da minha vida – seja na Suiça, na China ou no Brasil. Gentileza e coisas boas podem estar no dia a dia de todo mundo, o que a gente faz é chamar mais atenção pra isso. Acho que, em vez de abrir mão, eu acabei ganhando, incorporando um jeito diferente de ver meus dias, minha vida.

20P20T: Quais são seus planos e os planos do Uma boa dose para o futuro?

Ana: O plano do Uma boa dose é atuar mais onlife, estar mais presente no dia a dia das pessoas. Queremos continuar compartilhando histórias, destacando a graça das coisas pequenas do nosso dia e mostrando que as boas doses podem estar em tudo, só depende de como a gente vê o mundo. Já o meu plano pros próximos 4 meses é o Outpost, que é uma das etapas da Kaospilots. Nesse período, a gente muda a sala de aula para outra cidade, tanto para aprender como para trabalhar com organizações no local. Sobre o longo prazo, não sei exatamente o que vou estar fazendo, mas com certeza vou participar de projetos que tenham impacto positivo pra mim e pro mundo.

20P20T: Para você, o que é fazer o que se ama?

Ana: Fazer o que se ama é conseguir tirar a lente de aumento das nossas perguntas com ar de “o que fazer?” e conseguir brincar mais com as possibilidades de respostas do “como fazer?”. A partir do momento que eu percebi que eu quero levar coisas boas pras pessoas, eu passei a me engajar em mais projetos que focam nisso. Além do Uma boa dose, faço parte de projetos como o Zero waste youth (movimento Lixo Zero), que estou trazendo pra Africa agora, e um projeto sobre o que faz as pessoas felizes ao redor do mundo, que está pra ser lançado.

A Ana Metz. nossa entrevistada e fundadora do Uma boa dose.

A Ana Metz. nossa entrevistada e fundadora do Uma boa dose.

Para acompanhar o Uma boa dose, siga a página do Facebook e o Instagram. Para ler os textos e histórias publicadas, acesse o site e conheça a equipe fantástica que faz parte dele!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s