Home

Na segunda quinzena do mês de janeiro, entrevisto a Juliana Gryzinski. Ela tem vinte e tantos anos, é de Curitiba e adora atividades manuais (tricô, crochê, desenho, pintura, etc.). Depois de muito tempo tentando se encontrar (ela passou pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Publicidade e Propaganda e Artes Gráficas), finalmente ela achou algo que ama fazer! Há alguns meses, ela tem dedicado muito amor e criatividade para o seu projeto, deixando mulheres mais bonitas, alegres e desencanadas! Conheça mais sobre a Juliana e sobre a Carmen Bijuterias a seguir:

20P20T: O que é a Carmen Bijuterias?

Juliana: É um ateliê de acessórios handmade, que procura novos olhares sobre as técnicas tradicionais de montagem de bijuterias. Carmen é um alter ego, é uma mulher segura, poderosa e divertida. A ideia é incentivar as mulheres a vestirem essa personalidade e levantarem a autoestima.

20P20T: Como tudo começou?

Juliana: Monto bijuterias como hobby desde quando era adolescente. Fazia vendas ocasionais, mas nunca tinha pensado nisso como uma profissão. Foi num período de descontentamento, sentindo que não tinha me encontrado, mesmo estando na quarta faculdade, que decidi que isso podia virar um negócio de verdade.

Carmen

20P20T: Quais foram as pessoas ou parcerias “chave” para que a Carmen Bijuterias saísse das ideias e se tornasse real?

Juliana: A família. Apesar de ter muitas ressalvas quanto ao abandono da faculdade, foi fundamental e sempre me deu muito apoio, inclusive financeiro e o próprio espaço físico da empresa, que fica na minha casa. O meu namorado também me incentiva muito, acho que aprendi com ele a pensar grande e ser ambiciosa.

20P20T: O que você mais gosta no seu trabalho? Pelo o que você é apaixonada?

Juliana: Amo todas as partes do processo. Quando estou criando a coleção, acho uma delícia poder colocar no papel praticamente tudo o que me vem à cabeça. É uma criação bastante livre e não me deixo limitar por aspectos técnicos, sempre dou um jeito de montar a peça como eu quero. Depois, a fase de montagem é praticamente terapêutica, poder trabalhar com as mãos foi decisivo para me lançar nesse projeto, pra mim é uma necessidade pungente. Adoro saber que algo em que eu trabalhei por tantas horas vai logo estar passeando por aí e fazendo as mulheres se sentirem mais bonitas. Acredito que essa energia boa vá junto com a peça, de alguma maneira.

Carmen4

Carmen3

20P20T: O que mais te surpreendeu até agora?

Juliana: Como as mulheres tem levado a Carmen pro seu dia a dia! Recebo vários comentários sobre como elas estão colocando pequenas doses de ousadia nas suas produções e sobre como é libertador usar o que gosta sem se importar com a opinião alheia. Muita gente vem ver as peças pra dar de presente e acaba levando para si algo mais extravagante do que está acostumada a usar. Ser Carmen é mais do que usar as bijus, é quase uma filosofia de vida! Aqui em casa e entre os amigos “Carmen” já virou até um adjetivo, quando eu uso algo não tão tradicional, colorido, como um turbante ou lenços, alguém já logo diz que está bem Carmen hahaha

20P20T: Como é o seu dia-a-dia?

Juliana: O meu ateliê fica na minha casa, então preciso me organizar pra não misturar a vida pessoal e profissional. Acordo cedo, vou para a minha sala e verifico os e-mails e as encomendas. Depois, separo as outras atividades durante a semana, pois tenho dias reservados para criação e marketing, dias para montagem e dias pro “trabalho sujo”, de polimento e banho. Se vou receber algum cliente organizo tudo em torno disso, pra não correr o risco de ter que receber alguém toda suja de polimento, por exemplo.

Ateliê Carmen

20P20T: Você teve que abrir mão de alguma coisa, desistir, para estar fazendo o que gosta?

Juliana: Estava fazendo faculdade de arquitetura quando a Carmen surgiu, mas levar as duas coisas ao mesmo tempo não estava funcionando. Abrir uma empresa demanda muita dedicação e o meu curso era extremamente desgastante. Foi só quando optei por deixar a faculdade de lado por um tempo é que as coisas começaram a deslanchar. Foi difícil tomar essa decisão, já que já havia desistido de outros cursos e minha família tinha bastante expectativa sobre isso. Mas foi então, que eu achei que eu mesma precisava encarnar a Carmen, ter confiança em mim mesma e segurança sobre as minhas decisões.

carmen5

Carmen2

20P20T: Qual dica você dá para quem está começando um projeto ou um trabalho “fora do comum”?

Juliana: Acredite na sua intuição! As outras pessoas não tem a mesma visão dos seus planos do que você, e dificilmente vão comprar as suas ideias com o mesmo entusiasmo. Então, acho que tem que dar a cara a tapa mesmo, sem medo de fracassar.

20P20T: Quais são seus planos para o futuro?

Juliana: Expandir a Carmen. As pessoas adoram visitar o ateliê, mas fica difícil receber todo mundo em casa. Então, uma ideia é abrir um ateliê loja onde quem gosta da Carmen possa comprar suas peças favoritas e também ficar mais perto do processo de produção. Talvez, logo mais, seja necessário aumentar a equipe de montagem, mas ainda não sei como vou esquematizar isso, já que a ideia não é virar uma mega indústria, mas sim continuar com o processo artesanal carinhoso que eu prezo tanto.

20P20T: Para você, o que é fazer o que se ama?

Juliana: Felicidade! A realização profissional sempre foi uma meta na minha vida e, depois de alguns anos me debatendo em áreas diversas, sinto que finalmente estou no caminho certo.

A Juliana, nossa entrevistada, com as peças da Carmen Bijuterias. A felicidade pelo trabalho transmite até por foto! 🙂

Para acompanhar a Carmen Bijuterias, siga a página do Facebook. Para ver as peças e ficar por dentro das novidades e tendências, confira o Instagram e o Pinterest da marca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s