Home

Um dos programas que eu mais gosto de fazer é marcar um café com conhecidos e amigos. Pra falar a verdade, eu não gosto de café, mas adoro conversar e acredito que esta é uma das melhores formas para se conhecer alguém. Apaixonada por pessoas como sou, busco sempre falar com gente diferente, tentar compreender como elas pensam, conhecer as suas histórias de vida e saber o que elas estão buscando.

Esses tempos, li em algum lugar que somos as pessoas que conhecemos, os lugares que passamos e as experiências que vivemos. Acredito que nesta bagagem da vida também deveriam ser incluídas as conversas que temos: elas têm o poder de formar e de transformar. Quantas vezes somos motivados, orientados, alegrados ou consolados quando falamos com alguém? Dificilmente algum bate-papo é sem sentido e, acredite, você nunca estará “jogando conversa fora”. Nenhuma conversa é desinteressante a ponto de não aproveitarmos nem um pedacinho dela.

cafénetworking

Em um dos meus primeiros posts, comentei sobre os laços fortes e os laços fracos, a nossa famosa rede de contatos ou, como é mais conhecido, networking. Esta rede é construída durante toda a nossa vida e, a qualquer momento, podemos conhecer alguém que fará toda a diferença. Mas como aproveitar ao máximo as conexões desta rede?

Acho que um dos maiores segredos é se interessar verdadeiramente pelas pessoas. Descobrindo as suas histórias e sabendo como você pode ser útil para elas e elas serem úteis para você é uma excelente forma de começar a valorizar a sua rede. Isso não significa que você estará se “aproveitando” de alguém, a ideia principal do networking é a troca: quanto mais você contribuir para os outros, mais receberá de volta. O legal é que estas contribuições podem vir em momentos difíceis ou até inesperados, surpreendendo você positivamente!

Conectar-se com as pessoas não é tão difícil como pode parecer. Ouvir, trocar ideias, recomendar um livro, um filme ou uma viagem, contar uma história ou compartilhar a sua, dar conselhos, apoiar, abrir portas para outras conexões, etc… Qualquer um destes itens pode ser uma grande contribuição. Não importa se será pessoalmente, por telefone, por Skype ou por mensagens, se você vai conversar com familiares, amigos, amores, conhecidos e desconhecidos, você sempre conseguirá trocar alguma coisa boa com alguém da sua rede.

high-tea2

Estabeleça ações que você pode começar a fazer a partir desta semana para se aproximar dos seus contatos e torná-los mais relevantes. Cada conversa proporciona uma descoberta, um aprendizado, e pode ainda, realizar sonhos e deixar você mais próximo de seus objetivos.

Obs: Este texto foi postado por mim no dia 05 de junho de 2014 no blog Uma boa dose, lá sou parceira e a cada mês publico algo diferente 🙂

Anúncios

Um pensamento em “Networking relevante

  1. Pingback: Destaques da semana | 20 E POUCOS 20 E TANTOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s