Home

A partir desse mês, teremos um novo conteúdo aqui no blog. Além das histórias, que vocês já conhecem bem, teremos entrevistas com jovens que possuem projetos pessoais ou profissionais inspiradores!

Para inaugurar esse quadro, a nossa entrevistada é a Lígia Bender. Ela tem 20 e poucos anos, é formada em Relações Públicas pela UFPR e Makeup Artistry and Styling em Nova Iorque. Uma das suas maiores paixões é a moda, seguida por praia e pela cidade de Nova Iorque. Além disso, ela não consegue passar uma semaninha sem um chocolate e sem sair pra dançar, nem que sejam duas músicas!

Conheça mais sobre a Lígia e sobre o projeto em que ela é sócia, a Muambrasil:

20P20T: O que é a Muambrasil?

Lígia: A Muambrasil é um projeto de moda sustentável que acredita que é possível aliar consumo consciente com conceitos de moda e peças de qualidade.

20P20T: Como tudo começou? 

Lígia: Em 2011, eu e a minha sócia (Gabrielle) tínhamos um armário abarrotado de peças garimpadas em viagens, lojas, promoções e muito ecommerce! Mas, usávamos sempre as mesmas peças, não conseguíamos perceber o que realmente fazia diferença no armário e ao invés de desfazer das coisas acabávamos sempre comprando mais. Montamos um bazar de amigas (pra trocar mesmo!) e deu tão certo que percebemos a necessidade e a possibilidade de abrir ao público. Como nós já havíamos morando fora, sabíamos que o hábito era comum em outros países e cogitamos trazer pra cá. Em 2012, realizamos o primeiro bazar aberto ao público e desde então já ocorreram 11 edições, sempre com 9 stands e peças variando de 5 a 50 reais. Em média, 200 pessoas passam pelo evento e em todos, realizamos doações para instituições de caridade.

A Lígia e a Gabi no Bazar de Dia das Mães, em maio de 2013.

A Lígia e a Gabi, sócias da Muambrasil, no Bazar de Dia das Mães, em maio de 2013.

Bazar Muambrasil de Primavera, em setembro de 2013.

Bazar Muambrasil de Primavera, em setembro de 2013.

20P20T: Pelo o que você é apaixonada no seu trabalho?

Lígia: O que mais me encanta é o encontro! O encontro das pessoas que buscam peças de qualidade com as que se desapegam. Quem desapega das peças antigas e, de certa forma, do seu ‘velho eu’, se encontrando com a  quem procura o seu estilo de uma forma mais consciente. A moda, como muita coisa nesse mundo, é um ciclo, todas as tendências vem e vão e é possível perceber pessoas completamente diferentes apaixonadas pela mesma peça.

20P20T: Até agora, o que mais te surpreendeu? 

Lígia: Me surpreendi com os vendedores, de uma forma em geral. Já tivemos pessoas passando por tratamento por serem compradoras compulsivas e que a própria terapeuta recomendou vender em um bazar, também tivemos pessoas que passaram por problemas de saúde e perderam todas as roupas, passando pra frente um armário inteiro. O que surpreende é como realmente o consumo é exacerbado na sociedade e as pessoas só percebem o quanto tem quanto resolvem abrir mão.

Os vendedores do bazar de Primavera da Muambrasil, em setembro de 2013.

Os vendedores do bazar de Primavera da Muambrasil, em setembro de 2013.

20P20T: Do que você teve que abrir mão, desistir, para estar fazendo o que gosta?

Lígia: Abri mão de um emprego fixo. Hoje trabalho em horários malucos para conciliar tudo o que eu faço e para poder manter a Muambrasil funcionando. Além disso, tive que aprender a fechar os olhos e os ouvidos para as opiniões nem sempre construtivas de pessoas ao meu redor, perguntando se eu era “maluca” por largar um emprego tão bom pra dar um tiro no escuro… Sempre pondo meu sonho à prova. Larguei minha profissão de formação e tive que estudar detalhadamente coisas que jamais entendi (e hoje em dia chego até a ensinar pros outros!) para poder gerir melhor esse projeto.

20P20T: Quais foram as pessoas “chave” para o sucesso da Muambrasil?

Lígia: Sem dúvida, todos os membros do Impact Hub Curitiba que acreditaram na ideia e nos fizeram tirar do papel. Sempre contamos com o apoio deles para fazer os eventos acontecerem e o bazar realmente virar um projeto que anda com os próprios pés. Também tivemos o apoio (sempre!) incondicional dos nossos pais que falaram “SE JOGA” quando decidimos sair da zona de conforto do escritório para arriscar um novo negócio. 

muambrasil

Quando foi lançada, em 2012, essa era a “carinha” da Muambrasil.

A Muambrasil cresceu e  ganhou uma nova marca.

Em 2013, a Muambrasil cresceu e ganhou uma nova marca!

20P20T: Você também dá aulas de inglês e trabalha com maquiagem, como você concilia os seus diferentes projetos e atividades no dia-a-dia?

Lígia: É uma loucura! Em algumas semanas, já cheguei a anotar na ‘to do list’ tomar banho e jantar, porque realmente os minutos estavam apertados durante o dia. A melhor estratégia é separar horários para os compromissos e não tentar fazer tudo do mesmo jeito. Hoje em dia se eu estou dando aula de manhã, eu não vou trabalhar na Muambrasil. Se a tarde eu estou fotografando “looks do dia”, eu não vou corrigir prova ou atender ligação pra marcar maquiagem. Colocar limites e estabelecer o que acontecerá em cada horário ajuda a organizar a cabeça e a rotina, mas admito que exige ser um pouquinho ‘hiperativa’ também! Hahahaha Brincadeiras a parte, fiz um pacto comigo mesma que eu não desperdiçaria a minha energia no que não fosse necessário para o futuro da Muambrasil, ou seja, não vou me estressar se vai chover no dia do bazar a semana inteira pré-evento, não vou ficar sem dormir porque criticaram um look e por aí vai… A Lígia professora de inglês carrega muito da Lígia empreendedora da Muambrasil, mas elas são pessoas diferentes, para públicos diferentes, com objetivos diferentes, isso precisa ser bem claro, principalmente pra mim mesma.

20P20T: E para o futuro, quais são seus planos?

Lígia: Vamos dar uma pausa nos eventos pontuais da Muambrasil para reestruturar o projeto. Temos percebido a necessidade de expandir o nosso impacto e procuramos estratégias melhores para que possamos atingir pessoas de mais lugares, com concepções assim como as nossas. Como principal gerente desse projeto, continuo sempre procurando me aperfeiçoar na área de moda e gestão, afinal, o mercado sempre muda e conhecimento nunca é demais, né? A Muambrasil não vai “morrer” porque não teremos mais eventos pontuais, muito pelo contrário, a ideia é fazer ficar ainda mais forte.

20P20T: Para você, o que é fazer o que se ama? 

Lígia: É não conseguir se imaginar sem aquele momento na sua vida. Eu sempre comento que a Muambrasil me faz feliz todos os dias e quando me questionam na impossibilidade disso eu digo: “Não o dia inteiro todos os dias, mas todos os dias”, porque em algum momento do meu dia, eu penso com muito amor e carinho nesse projeto. Quando trabalhava na minha área de formação, eu contava os minutos para voltar pra casa, chegava e não tinha vontade de fazer nada. Hoje eu dou cerca de 8 horas de aula por dia, chego e venho feliz ver se alguém mandou uma mensagem ou email para a Muambrasil. A minha dose de felicidade diária depende disso, sabe? Cada elogio feito ao projeto eu sinto como se fosse um tiquinho pra mim também e isso não existe nenhum dinheiro ou horário fixo que pague.

Lígia, nossa entrevistada, no bazar Muambrasil da Copa, em agosto de 2014.

Lígia, nossa entrevistada, no bazar Muambrasil da Copa, em agosto de 2014.

O próximo bazar da Muambrasil, o Bazar do Até Logo!, acontece no dia 11/10 das 14h às 18h no Impact Hub Curitiba. A instituição que será apoiada neste bazar é a Socorro aos Necessitados. Confira os looks e stands que estarão por lá e saiba mais detalhes na página da Muambrasil e no evento do Facebook.

10606234_702595756475707_183565017390969898_n

Anúncios

Um pensamento em “Lígia Bender: Inventando moda

  1. Pingback: A ilustração da vida | 20 E POUCOS 20 E TANTOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s