Home

Em nossas vidas, estamos rodeados de pessoas das mais diferentes esferas: família, trabalho, negócios, faculdade, amigos, etc. Buscamos sempre estar perto de quem nos faz bem e nos dá apoio. Afinal de contas, gostamos de um ambiente positivo, divertido e que nos enche de energia! Mas, cada indivíduo tem as suas particularidades, e existem alguns relacionamentos que nem sempre são saudáveis, que podem drenar as nossas energias.

Quando digo “drenar as energias”, me refiro àquelas pessoas que dificultam o cumprimento de algumas tarefas, exigem mais daquilo que podemos ser, deixam dúvidas sobre nós mesmos, colocam barreiras em nossos sonhos, nos fazem sentir inferiores e podem até nos dar aquela sensação de que estamos perdendo tempo. A todo o momento podemos nos deparar com estas situações e com relações que não são saudáveis.

Mas o que você pode fazer a respeito disso? Como desintoxicar ou sair destes relacionamentos?

Li um texto muito interessante da coach Carolina Nalon sobre a nossa responsabilidade por aquilo que sentimos. Em resumo, nós temos controle sobre os nossos sentimentos, podemos plenamente administrar as nossas reações diante dos relacionamentos difíceis e das emoções ruins. Para isso, basta percebermos verdadeiramente o que estamos sentindo e os motivos por trás desse sentimento. Na grande maioria das vezes, esses motivos são a incompatibilidade, o desrespeito e/ou indiferença aos nossos valores e crenças.

Um dia após ler o texto, passei por uma situação em que vivi na prática esta questão. Eu tinha uma consulta com o meu dentista, cheguei 5 minutos depois do horário que havia marcado e estava muito preocupada pelo meu atraso. Fui informada que logo seria atendida, porém, esperei por quase uma hora. A situação estava me deixando irritada, não era a primeira vez que aquilo acontecia. Mas por que aquilo estava tendo um impacto sobre mim? Parei para pensar e percebi que tenho como valores o respeito e o comprometimento, e a pontualidade é parte importante disso. Quando senti que o compromisso não tinha o mesmo significado para a outra parte, aquilo mexeu comigo.

Depois de tomar consciência desses meus valores, percebi que já havia passado por situações semelhantes com outras pessoas, em reuniões de trabalho, encontros com amigos e eventos. E assim acontece todo o tempo, não é mesmo? Quantas vezes em nosso dia a dia passamos por desgastes totalmente desnecessários? Tornar as relações aparentemente tóxicas em relações mais saudáveis só depende da gente. Os benefícios não vem só para nós, mas também para os outros.

Tente identificar os relacionamentos que exigem mais de você dentro das diferentes esferas da sua vida. Analise os motivos pelos quais estes relacionamentos são difíceis ou complicados de lidar – quais valores ou crenças são conflitantes? O problema está na outra pessoa ou nas reações que você tem com ela? Depois, estabeleça ações práticas que você pode fazer a partir desta semana para tornar estes relacionamentos mais saudáveis. Tenho certeza de que a sua vida vai ficar mais leve e você mais feliz! 🙂

Obs: Este texto foi postado por mim no dia 22 de maio de 2014 no blog Uma boa dose, lá sou parceira e a cada mês publico algo diferente 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s