Home

Na semana passada, lendo alguns artigos e pesquisas, encontrei o relatório do Projeto Sonho Brasileiro, uma pesquisa realizada pela agência Box 1284 com o objetivo de ouvir os jovens brasileiros, entender os seus valores, a forma como enxergam o país e os papeis que propõem desempenhar no futuro.

Há algum tempo, havia visto dois vídeos muito bacanas da mesma empresa (All work and all play e We all want to be young) que expressam os sentimentos de uma nova geração de jovens, as suas dificuldades e principais características, Mas confesso que o relatório Projeto Sonho Brasileiro me fez brilhar os olhos! Ao todo, são 384 páginas que revelam por meio de categorias dados super relevantes para a nossa geração. Muitas dessas informações nos fazem compreender porque somos como somos – tão diferentes das gerações anteriores!

SonhoBrasileiro_Page_081

Segundo a pesquisa, para o jovem, um trabalho com sentido é aquele que conecta a sua realização com a profissão dos sonhos. Para ter sentido, o trabalho deve gerar felicidade e realização pessoal, e não apenas ser uma forma de ganhar dinheiro. Para 90% dos jovens entrevistados, a sua profissão deve de alguma forma, contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Além disso, nós gostamos de participar de diferentes projetos e atividades, conseguimos desempenhar funções em grupos, organizações e projetos distintos, que ultrapassam os limites de um trabalho formal.

“Jovens não buscam, necessariamente, um grupo com uma identidade homogênea para se filiar de forma permanente. Muitos valorizam a possibilidade de transitar entre diferentes projetos, ter flexibilidade para atuar de formas mais pontuais e se conectar com o máximo possível de frentes em que acreditam.” 

A pesquisa também mostra um novo conceito: o jovem-ponte, que transita por mais esferas sociais do que a média das pessoas. Com isso, observa o ambiente, acompanha as tendências, busca e leva o conhecimento por onde passa, gera ideias e mobiliza pessoas para ações positivas. Cerca de dois milhões de jovens brasileiros entre 18 e 24 anos são jovens-ponte, transformando a sua realidade para melhor.

Gostou? Assista o vídeo do projeto para saber mais:

Em setembro, uma nova pesquisa será divulgada, o Projeto Sonho Brasileiro da Política. Com certeza, mais resultados surpreendentes estão por vir.

Anúncios

Um pensamento em “Como é o jovem brasileiro?

  1. Pingback: Destaques da semana | 20 E POUCOS 20 E TANTOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s