Home

Hoje, a abordagem não será com a história de ninguém especificamente. Até porque muitas pessoas se enquadrariam nesta situação. O assunto será direcionado a você, que vai prestar o Enem ou o vestibular pela primeira, ou décima vez, e passar por toda aquela pressão, que é tão difícil de fugir.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como os vestibulares, deixa alunos de todo o país de cabelo em pé. Quando ocorre a confirmação da data da prova, então, é ainda pior, não é mesmo? A ansiedade aumenta e tudo o mais.

A tal da ansiedade é uma das maiores inimigas de todos os pré-vestibulandos. Noites sem dormir, fome demais ou de menos e até problemas de saúde são alguns dos fatores que podem acometer os estudantes nesse momento tão decisivo.

Isso acontece porque a chegada dos 20 e poucos anos é uma época de transformações e de auto conhecimento. Sem esquecer que a pressão da família, dos amigos e da sociedade para que você decida o que quer fazer pelo resto da sua vida é enorme. Nesta fase, pode ser normal você decidir por uma profissão e acabar querendo mudar de carreira, desistir de um curso e tentar outro e buscar um novo objetivo. A tensão é ainda maior para quem ainda vai tentar o vestibular pela primeira vez neste ano e também para aqueles que ainda estão na escola e irão prestar o Enem.

322cafe

Com todos esses fatores, não há dúvidas de que se trata de um período que merece atenção, paciência e bons mecanismos para superar tudo da maneira mais saudável possível. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para facilitar os estudos. Confira:

Aplicativo Pense+EnemSe você prefere estudar revisando conteúdos aplicados em sala, este aplicativo é ideal. Ele oferece as edições de provas anteriores do Enem, com mais de 350 questões. É possível respondê-las por disciplina ou checar todas as questões aplicadas em um ano específico. No final, o estudante tem acesso às questões certas e erradas e recebe um saldo de seu desempenho, possibilitando entender quais são os pontos a serem melhorados. Isso ajuda, pois você pode descobrir em quais disciplinas ou assuntos tem mais facilidade. Disponível para Android.

DescomplicaA proposta do portal é fazer com que o aluno entenda o conteúdo do Enem 2014 e das provas de vestibulares de modo simples, descontraído e descomplicado. Por meio de videoaulas, professores experientes em cursos pré-vestibulares ministram ensinamentos gravados ou ao vivo, como se fossem bate-papos com os estudantes. Além disso, o site disponibiliza conteúdos simples para estudar em casa. Essa é uma ótima maneira de rever as matérias do Ensino Médio presentes na avaliação do Enem.

Aplicativo Manual RedaçãoElemento decisivo para a classificação dos candidatos, a redação merece atenção redobrada no Enem. Para auxiliar os estudantes, esse aplicativo apresenta um guia descritivo de cada gênero textual dentro da dinâmica da redação, dicas variadas e exemplos de textos. Gratuito para Android e também para Windows Phone.

01 (1)

São muitas as ferramentas que ajudam na hora de se preparar para esta fase tão crítica e decisiva da vida. Estude, reflita, tente não ficar ansioso demais com a proximidade das datas, mantenha uma alimentação saudável, durma o necessário e boa sorte!

Este texto é do Breno Oliveira, ele é paulista, estudante de jornalismo, tem 20 e poucos anos e tem como sonho publicar um livro de sua autoria 🙂 Quer contribuir para o blog também? É só enviar um email para: 20epoucos20etantos@gmail.com se apresentando e contando a sua ideia 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s