Home

Um dos meus hobbies favoritos é conhecer pessoas. Eu adoro a oportunidade de me apresentar para alguém diferente e me sinto desafiada com o fato de contar um pouco da minha história e escutar a história do outro.

Eu também adoro apresentar pessoas. Sou daquelas que gosta de juntar a amiga daqui com a amiga de lá, falar de um amigo que faz isso pra outro que faz aquilo, mandar uma ideia, um negócio ou opinião de um colega para o outro e por aí vai… Acho simplesmente incrível a possibilidade de criar estas pontes.

Mark Granovetter, um americano estudioso no assunto, escreveu a teoria da Força dos Laços Fracos (The Strength of Weak Ties). Para ele nós temos em nossas vidas dois tipos de laços: os fortes e os fracos. Os laços fortes são aqueles que temos mais convivência, nossa família, os melhores amigos, as pessoas com quem compartilhamos momentos que nos marcaram e que nos sentimos mais confortáveis. Os laços fracos são aqueles mais distantes, os amigos de um amigo, aqueles colegas de classe que não conversamos muito, um conhecido do trabalho, entre outros. Segundo Granovetter, quando nos deparamos com um laço fraco nos empenhamos muito mais nesta interação, é como se fizéssemos todo o nosso marketing pessoal para o outro, ficamos mais abertos para conhecê-lo e ouvi-lo. Como esta pessoa não está em nossa convivência diária, a probabilidade dela nos apresentar algo que seja diferente é muito maior. Sendo assim, os laços fracos são aqueles que têm mais chance de proporcionarem mudanças significativas em nossas vidas, como uma viagem, um novo emprego e até mesmo um amor.

Depois de conhecer essa teoria comecei a entender porque eu gosto tanto de conhecer pessoas. É algo que nos torna realmente mais abertos às opiniões dos outros e até mais adaptáveis a diferentes situações. Exercemos a nossa criatividade e, consequentemente, as oportunidades aparecem com maior frequência.

Em algumas saídas, conversando com “aquele amigo de um amigo meu” muitas vezes me surpreendi, conheci pessoas incríveis e histórias encantadoras. Participei de palestras e workshops que aparentemente não tinham a ver com a minha área de atuação e me surpreendi novamente, encontrei pessoas muito legais que me deram conselhos sobre a vida, enviaram oportunidades de emprego e apresentaram outros colegas que converso até hoje. Também já reencontrei amigos que havia perdido o contato, conheci sobre os seus novos projetos e mudanças, trocamos ideias e informações excelentes e vimos o quanto havíamos aprendido neste período e o quanto poderíamos nos ajudar nesta nova fase.

Depois disso, arrisco dizer que duas coisas que ninguém pode nos tirar nesta vida são os nossos conhecimentos e os relacionamentos que construímos. Tem algo mais bacana do que encontrar algo em comum com outra pessoa? Descobrir que alguém pode mudar a sua vida ou o seu jeito de pensar apenas com a história dela? Conversar com alguém que pode resolver pra você um problemão em tempo recorde com uma simples ajuda ou opinião?

Muitas vezes estamos tão cansados pela rotina que ficamos com preguiça de sair e conhecer gente nova. Na maior parte do tempo ficamos em nossa zona de conforto e saímos com os mesmos amigos de sempre. Já parou para pensar que o seu futuro sócio pode estar mais perto do que você imagina? O que você tem feito para conhecer melhor os seus laços fracos e aproveitar as oportunidades que eles têm a oferecer? Proponho aqui um desafio: O que você vai fazer nesta semana para se conectar com alguém da sua rede de contatos? Uma simples ação pode fazer toda a diferença.

Foto: Julia Elisa Franciosi

Foto: Julia Elisa Franciosi

OBS: Este post foi publicado originalmente no dia 13 de fevereiro de 2014 no blog Uma boa dose, lá escrevo um texto novo a cada 15 dias 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s