Home

É possível empreender e fazer a diferença no mundo?

O Fernando Granato tem 20 e tantos anos, adora esportes, é recém-vegetariano e desde criança, sempre teve vontade de empreender. Incentivado pela família a praticar ações sociais, ele também queria mudar o mundo de alguma forma. Foi quando conseguiu aliar estes interesses que ele encontrou realização em seu trabalho e em sua vida.

"Mudar o mundo é iguar tirar uma baleia encalhada na areia da praia. Você jamais conseguirá sozinho, mas se você se unir a outras pessoas, pode ter certeza de que dará certo." - Fernando Granato.

“Mudar o mundo é iguar retirar uma baleia que está encalhada na areia da praia. Você jamais conseguirá sozinho, mas se você se unir a outras pessoas, pode ter certeza de que vai dar certo.” – Fernando Granato.

Por achar interessante o perfil do engenheiro de solucionar problemas, o Fernando decidiu cursar Engenharia Elétrica. Durante a faculdade, ele buscou se envolver com áreas distintas e sempre participava de palestras, cursos e workshops variados, que abordavam temáticas como marketing, administração, estratégia, finanças, criatividade, entre outros.

Nesta fase, ele também passou por alguns estágios em empresas de pequeno e grande porte, onde conheceu os diferentes aspectos da engenharia, chegando até a coordenar uma equipe.  Desta maneira, ele passou a ser referência para os seus amigos quando o assunto era empreendedorismo.

Um dos hobbies do Fernando é escalada. Além disso, ele também gosta slackline e tem como meta aprender a surfar.

Um dos hobbies do Fernando é escalada. Além disso, ele também gosta slackline e tem como meta aprender a surfar.

Nas ações sociais que eram promovidas pela faculdade o Fernando também estava presente, mas ele sentia que fazia pouco, sabia que poderia fazer muito mais para transformar de alguma forma a sociedade. E foi aí que ele decidiu entrar para a AIESEC, que impulsionou o seu lado social. Como membro da organização, o Fernando passou por diversas experiências em equipes e conheceu o movimento CHOICE, criado pela ARTEMISIA para disseminar a discussão sobre negócios de impacto social nas universidades.

Através da AIESEC, o Fernando também fez um intercâmbio na Rússia, onde deu aulas de cultura, sustentabilidade e empreendedorismo para mais de 200 estudantes do Ensino Médio e Fundamental. Esta experiência foi essencial para a sua carreira, trazendo diversas inspirações.

Outro hobby do Fernando é viajar, em 2011 ele fez intercambio na Rússia.

Outro hobby do Fernando é viajar, em 2011 ele fez intercâmbio na Rússia e no ano seguinte foi estudar espanhol na Argentina.

Durante as aulas que ministrava, o Fernando percebeu que gostava de inovar e de interagir com os alunos. Ele também ficou impressionado com o sistema de Educação do país. Desde pequenas as crianças eram motivadas a seguirem as suas paixões e, além das matérias tradicionais, elas tinham aulas de artes, música e esportes. Além disso, os professores eram grandes incentivadores de talentos, percebendo e desenvolvendo as aptidões de cada aluno.

O país também lhe ensinou muitas coisas, ele cresceu muito como pessoa e profissional. Uma das lições mais importantes veio de sua família russa, a de que não se pode ter medo de começar algo novo.

Uma das turmas que o Fernando dava aulas na Rússia.

O Fernando com uma das turmas em que dava aulas na Rússia.

Quando voltou do intercâmbio, o Fernando começou a trabalhar meio período em uma das empresas que havia feito estágio. Em paralelo, ele começou a participar do movimento CHOICE, realizando inúmeros workshops sobre negócios sociais em Curitiba e em outras cidades do Brasil para jovens universitários. Neste período, ele conheceu o Daniel Dipp, que passou a ser um grande parceiro nos workshops. Os dois sempre conversaram sobre educação e começaram a estruturar as suas ideias para montar um negócio social.

Naquele momento, o Fernando sabia que teria que deixar o seu trabalho para entrar de cabeça em seu negócio. E foi aí que nasceu a Quíron – Escola de Empreendedorismo e Inovação, que tem como propósito transformar a educação brasileira e ajudar nossos jovens a tornarem-se mestres no que sonham ser. Segundo o Fernando, o CHOICE foi um divisor de águas em sua carreira. Foi onde ele abriu a sua visão de mundo e conseguiu utilizar o empreendedorismo para fazer a diferença.

Fernando participando do CHOICE.

Fernando participando do movimento CHOICE.

O Fernando e o Daniel com uma de suas turmas da Quíron.

O Fernando e o Daniel com uma de suas turmas da Quíron.

O ano de 2013 foi um período de muitas conquistas para a Quíron, ela foi uma das startups vencedoras do prêmio HUB Fellowship, um programa global que apoia indivíduos e equipes empreendedoras com os recursos estruturais, o acompanhamento e as conexões necessárias para que desenvolvam seus negócios e tornem o mundo radicalmente melhor.

Na foto da esquerda para a direita: João, Vanessa e Jean – representantes da Easy Design que apoia os materiais de comunicação da Quíron, e Daniel e Fernando – fundadores da Quíron, após receberem a premiação de 2º lugar.

Na foto da esquerda para a direita: João, Vanessa e Jean – representantes da Easy Design que apoia os materiais de comunicação da Quíron, e Daniel e Fernando – fundadores da Quíron, após receberem a premiação de 2º lugar no programa HUB Fellowship.

Para chegar até aí o Fernando enfrentou algumas barreiras, principalmente o preconceito por deixar de lado uma trajetória de carreira tradicional. Além disso, ele teve que lidar com os desafios de sair muitas vezes de sua zona de conforto, e precisou também superar as dificuldades iniciais do negócio.

Para o Fernando, os aprendizados desta jornada tem sido muitos. As pessoas que conheceu, além do apoio de sua família, contribuíram para o amadurecimento da Quíron e fizeram a diferença nos momentos difíceis. Hoje o que ele mais gosta é de ver o sorriso e a transformação dos alunos e das pessoas quando faz alguma atividade relacionada ao seu negócio.

O Fernando e o Daniel em uma entrevista sobre a Quíron.

O Fernando e o Daniel em uma entrevista sobre a Quíron.

Depois de uma pós-graduação em Administração de Empresas, o Fernando acaba de iniciar um mestrado em Psicologia Cognitiva e Aprendizagem, na Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais em Buenos Aires. Como planos futuros, ele deseja continuar inspirando pessoas e seus negócios, e espera que a Quíron seja referência em educação transformadora e participativa.

Para quem pensa em empreender, o Fernando dá algumas dicas:

  • Compartilhe as suas ideias com os seus amigos, colegas e rede de contatos, pode ocorrer uma troca muito significativa. Além dissó, é muito difícil que alguém tenha alguma ideia semelhante à sua ou que alguém “roube” a sua ideia;
  • Não tenha medo de começar, a coragem basta para aprender o que for preciso;
  • Torne-se bom naquilo que deseja fazer e o retorno financeiro e a satisfação serão  consequência.

E você, o que tem feito para aliar os seus talentos com as suas paixões? Já pensou em como utilizá-los para tornar o mundo melhor?

Fernando, adoramos saber mais sobre você e sobre a Quíron. Desejamos todo o sucesso nesta jornada :)

Fernando, adoramos saber mais sobre você e sobre a Quíron. Desejamos toda a felicidade e o sucesso nesta jornada do empreendedorismo social 🙂

Anúncios

2 pensamentos em “Fernando Granato

  1. Buenas noches, tuve el placer de conocer a Fernando granato en una charla que tuvimos en la institución donde laboro. Quisiera contactarme con él vía e-mail, por favor ayudarme con su correo. Le agradezco me colaboren. Gracias.

    Curtir

  2. Pingback: Leonardo Capel: Paixão pela educação | 20 E POUCOS 20 E TANTOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s