Home

Poder fazer a diferença no mundo fazendo o que se ama. Quem não gostaria de trabalhar assim? A nossa história da semana é da Vanessa Reis. A Vanessa tem 30 anos, é mineira, apaixonada pelo seu trabalho e sonha com um mundo com menos desigualdade social.

241872_10151163581612544_2256198_o

Em sua infância, quando fazia uma viagem com seus pais, a Vanessa passou por uma situação marcante. Ao chegarem em um restaurante, um flanelinha se aproximou e se ofereceu para cuidar do carro da família. Quando saíram do restaurante, o flanelinha começou a brigar com o seu pai e no meio da discussão fez uma ameaça, dizendo que iria procurá-lo até encontrá-lo e matá-lo. Foi ali que a viagem perdeu todo o sentido para a Vanessa que, mesmo criança, sabia que aquilo havia ocorrido porque a sua família tinha algo que o flanelinha não tinha, suas realidades eram diferentes.

Algum tempo depois, a Vanessa se deparou com a realidade dos filmes infantis em que as princesas sempre eram pobres e se casavam com príncipes ricos, iam viver em um castelo e eram felizes para sempre. Em meio a tudo isso ela se questionava sobre a felicidade. Seria este o único caminho para a realização?

383840_10150369199272544_1871729218_n

Os anos passaram e estes episódios ficaram adormecidos. No momento de escolher o seu curso de graduação, a Vanessa passou por momentos difíceis. Ela chegou a estudar 3 anos para fazer Medicina, porém, sabia que a carreira de médica era mais um desejo de sua família do que dela mesma. Depois de uma conversa com seus pais, ela conseguiu se abrir e revelou que gostaria de estudar psicologia. Mesmo não sendo de acordo com os planos dos pais, eles apoiaram sua decisão e a incentivaram. Ela prestou o vestibular e foi aprovada!

Durante a faculdade, a Vanessa se interessou por diversas áreas da psicologia, inclusive por psicopedagogia e educação. Porém, depois de certo tempo percebeu que não era bem isso o que gostaria de fazer.

Em seu último ano de faculdade ela conheceu a AIESEC e, como estava difícil conseguir um estágio na área de Recursos Humanos, única área que ainda não havia tido experiência, ela decidiu entrar para a organização, onde conheceu mais sobre as atividades de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional. Foi na AIESEC que ela também conheceu a Artemisia, uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Trabalhar em uma organização que tivesse como objetivo não só o lucro, mas também resolver um problema social foi um grande sinal de que Vanessa estava mais próxima de sua vocação.

Em paralelo, ela trabalhava também como psicóloga em uma empresa de grande porte, porém, passou por diversas situações no trabalho com as quais não concordava e algumas ações da empresa não estavam de acordo com os seus valores. Depois de formada, a Vanessa começou a procurar outras oportunidades e acabou encontrando uma vaga na edge, organização que apoia na contratação e retenção de talentos de negócios sociais, que atendem clientes de baixa renda. A oportunidade era para trabalhar em Bogotá (Colômbia), prospectando e identificando organizações consideradas negócios de impacto social. A princípio, a vaga era exclusiva para colombianos, porém, ela decidiu se candidatar assim mesmo.

A Vanessa foi escolhida no processo de seleção e teve que enfrentar diversas barreiras para ir à Colômbia. A primeira foi a sua família, que ainda era muito resistente à ideia. Além disso, uma das decisões mais difíceis para ela foi desistir de seu emprego, que lhe dava uma estabilidade financeira. Outra dificuldade era ir para um país desconhecido, considerado ainda perigoso para se viver.

Apesar de todos os medos e dificuldades, a Vanessa sabia que era a chance de se realizar profissionalmente. Inicialmente, ela foi para São Paulo no escritório da Artemisa onde ficou por duas semanas aprendendo sobre negócios sociais e em seguida, embarcou para Bogotá.

563038_10151282335717544_1763018809_n

Vanessa como coordenadora nacional da edge na Colômbia.

Em seu trabalho na edge a Vanessa acabou realizando diversas atividades como vendas, recrutamento e seleção de talentos, organização de eventos e treinamentos, acompanhamento do trabalho dos jovens talentos nas empresas, entre outros. Com isso, ela acabou se desenvolvendo ainda mais como profissional e descobriu habilidades que desconhecia, como a facilidade para controles financeiros.

A Vanessa também teve que lidar com algumas dificuldades, como compreender o verdadeiro conceito de negócios sociais, a realidade cultural da Colômbia e a adaptação ao mercado. Para superar essas dificuldades, o apoio da equipe da edge, com pessoas de diversas partes do mundo, e de seu namorado Juan foi essencial.

44462_797816153566386_33834766_n

Vanessa com parte da equipe da edge.

Vanessa e Juan_Bigode

Vanessa com o seu namorado Juan, colombiano.

Este ano, a Vanessa assumiu um novo desafio e se tornou coordenadora global da edge. Hoje, além de algumas funções exercidas anteriormente, ela realiza pesquisas de mercado a nível global, focando em oportunidades de produtos e serviços para negócios de impacto social. Uma das coisas que ela mais gosta em seu trabalho é o contato com pessoas que possuem objetivos semelhantes aos seus e que acreditam que dinheiro não é tudo.

Os planos de longo prazo ainda são incertos. O que a Vanessa quer mesmo é voltar para o Brasil no próximo ano e continuar trabalhando no ramo de negócios sociais, contribuindo para a construção de um mundo mais justo e para a formação de talentos e futuros líderes que também tenham esta visão.

Summit_Bogotá_2013

Um dos encontros que a Vanessa organizou para jovens talentos interessados em negócios de impacto social – Bogotá.

A Vanessa é um grande exemplo de quem aproveitou a fase dos 20 e poucos anos para fazer escolhas que trouxessem realização pessoal profissional. E você, onde quer estar com 30 anos? Já pensou em como as suas inquietações e os seus interesses podem transformar a sua jornada?

Nessa_piconevado_EjeCafetero

Nessa, adoramos conhecer a sua trajetória pelos negócios sociais. Esperamos que você continue cada vez mais impactando o mundo de maneira positiva. Desejamos todo o sucesso em sua carreira! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s